Dois estudantes da rede pública estadual de ensino de Sergipe foram reconhecidos e premiados na primeira edição do Prêmio MEC Educação Brasileira, nesta segunda-feira, 11, no Salão Nobre, do Palácio do Planalto, em Brasília. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e ações voltados para a melhoria da qualidade da aprendizagem na Educação Básica, com equidade e alinhamento ao
Plano Nacional de Educação (PNE).
Os sergipanos premiados foram o estudante Juan Gabriel Andrade de Oliveira, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, que atualmente cursa Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a estudante Ana Cecília Marques de Melo, do Centro de Excelência Barão de Mauá, também na capital, que iniciará o curso de Medicina na Universidade Federal do Acre (Ufac). Eles são os únicos estudantes do estado que obtiveram nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ambos foram premiados no eixo Melhor Redação do Enem, que valoriza os alunos com excelente desempenho no texto dissertativo-argumentativo da prova.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destacou o orgulho e a relevância da conquista para a rede pública estadual de ensino. O secretário, que também representou o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) no evento, ressaltou as atividades da Seed feitas na preparação para o Enem e lembrou que Sergipe está entre os sete estados brasileiros que em 2025 receberão o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em razão das melhorias dos indicadores educacionais.


